terça-feira, 7 de outubro de 2008

Alcoolismo

20h13. Lukonmäki.

Para os meus caros leitores que já se informaram mais sobre a Finlândia, devem ter lido em algum lado que a Finlândia tem, na actualidade, graves problemas de alcoolismo. A vosso ver a que se deve essa razão?*

Até agora, e naquilo que lia, este problema tinha só uma explicação: o frio. As baixas temperaturas levavam a que as pessoas recorressem do álcool, muitas vezes fabricado em casa, para manter o "corpo quente"**. Nada de muito novo. Porém hoje consegui saber um pouco mais. O problema tem também outra razão: kieltolaki. Nos anos 20 toda e qualquer bebida alcoólica foi proibida na Finlândia. Até nem só na Finlândia como na Noruega e Rússia entre outros. Após a abolição desta lei, o álcool chegou de novo à Finlândia em peso. Após alguns anos de seca, o álcool voltou a ser comercializado, mas mantendo a ideia de fruto proibido, e daí apetecido, e excessivamente caro de forma a evitar que a compra deste seja excessiva. Na actualidade a venda de álcool só se realiza em lojas próprias (Alko) onde apenas se vende bebidas alcoólicas, e a preços elevados. Todo este controlo resultou que actualmente por aqui se bebe não de uma forma social, como acontece por exemplo em Portugal, mas frequentemente se recorre à bebida apenas com um fim, ficar podre de bêbado. Quando se interroga um finlandês sobre qual a razão, a reposta parece ser comum. "Ficar bêbado de caixão à cova!"

* Que resposta tão obvia... aos alunos de Erasmus, claro! =)
** De facto o álcool não aquece, mas sim faz com que
o sangue se desloque do interior do organismo para a superfície da pele, provocando uma sensação de calor.

Bibliografia:
http://www.todayszaman.com/tz-web/detaylar.do?load=detay&link=39180

http://en.wikipedia.org/wiki/Prohibition
http://www.alko.fi/frontpage

3 comentários:

Anónimo disse...

ahhh sweet alcohol... I can only count on you to see the bright side of life when it is too dark... or maybe... just maybe.. you bring the group together and united we salute to you! Thank you dear friend!

Anónimo disse...

um post informativo... mto obrigada!

Gervasio disse...

Ja para não falar que o vinho fabricado em casa é mtas vezes o famoso "vinho a martelo", que entre outras coisas, tem Metanol. Resulta da fermentação, não só das uvas, como de outros frutos.

Técnica vulgarmente utilizada nas prisões.

Efeitos do Metanol?

Cegueira, atraso mental [lesões no cerebro]...etc

Isto explica um pouco das razões em que se encontra o nosso país.... =P