domingo, 21 de setembro de 2008

Pyyniki

22h00. Lukonmäki.

O parque Pyyniki é uma importante área de convívio com a natureza e de desporto da cidade. Fica apenas a dois quilómetros do centro da cidade (Keskustori). Este parque forma um estreito istmo entre os dois lagos, Näsijärvi e Pyhäjärvi. No seu topo (162 m acima do nível do mar) encontra-se um torre de observação, construída em 1929, donde se tem uma vista fantástica sobre toda a cidade, e os dois lagos.
Pelo a informação que obtive no local, esta elevação é a mais alta elevação em gravilha do mundo! (terão sido os espanhóis a escrevem isto?!)
Um pouco mais de história sobre o local (gostei mesmo!!! =) ). Este era no século XVIII e XIX o principal abastecimento de madeira para o rigoroso inverno. Porém em meados do século XX foram construídas vários locais de diversão, e este aos poucos e poucos foi-se tornado um local muito frequentado para várias actividades desportivas, incluindo cross-country skiing no inverno. A flora abundante é pinho e abetos.

Este dia não acabou sem não antes ter notado uma coisa...
Não se assustem. O que os finlandeses menos são é indelicados e asneirentos! Porra em finlandês significa edifício (ou significado próximo)! Mas de qualquer forma, engraçada palavra que escolheram! =)

2 comentários:

Mia disse...

estavam irritados os nossos amigos finlandeses....tanta porra....oh jota, entao nao lhes ensinas a dizer mais nada?

Jp disse...

já sabes como é... quais foram as primeiras palavras que aprendeste em italiano? :p