quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Desafios

19h13. Hervanta.

Espero pelos meus restantes colegas de grupo para hoje vir a fazer um trabalho de grupo. O trabalho é uma simples análise do estado financeiro da empresa Marimekko, e do financial statment desta conseguir tirar algumas conclusões sobre o sucesso dos últimos investimentos, ou até poder projectar quais os objectivos futuros desta. É um trabalho engraçado pois foi o professor que fez os grupos, e fez com que em cada grupo não houvesse pessoas com a mesma nacionalidade. Assim o grupo é composto por uma russa, um italiano, um turco e um francês.

Mas o tópico de hoje é desafios. E porque desafios?
Toda esta minha experiência por aqui é um desafio à minha pessoa em todos os aspectos. Podemos começar pelos mais triviais, como gerir as minhas compras, fazer as minhas refeições, ou até manter o meu quarto uma não barraca. Mas esses não são os principais desafios com que me deparo. A barreira linguística é um forte desafio aos meus conhecimentos de inglês e à capacidade que tenho de contornar as faltas de vocabulário. Comunicar é super essencial, e fazer-me entender é manter-me vivo! Saber inglês é de facto algo muito importante, e ao qual aconselho-vos a dar muito valor. Um outro desafio algo mais lúdico é interagir com todo uma cultura finlandesa. Apesar de não me ter, nestes primeiros tempos, integrado em grupos finlandeses, no dia à dia há sempre o choque cultural e as formas diferentes com que eles reagem às várias situações. Porém neste aspecto acho que tenho de perder alguma da timidez e procurar conversar mais com finlandeses (não alcoolizados! :p). Um outro desafio interessante, mas por vezes mais estenuante é interagir com os teus próprios colegas e amigos no dia a dia. É fantástico perceber como nalgumas coisas somos diferentes, e temos posições/atitudes variadas.

Bom, há que trabalhar...

1 comentário:

Mia disse...

that´s it! erasmus is a one life experience, but it´s up to you to go beyond your bounderies....Go jota, Go jota!!