domingo, 4 de janeiro de 2009

Lapónia -- parte I

01h36. Lukonmäki.

Vou começar este post pelo princípio princípio desta viagem! =) Primeiros dias de Dezembro...

Segunda-feira
Após o jantar a Olga bate-me à porta e convida-me para me juntar a um pequeno convívio em casa dela. Quando entro na cozinha dela, sou questionado da seguinte forma: "Do you want to come to Lapland?"
Surpreendido mas agradado com a ideia alinho nos planos.

Quarta-feira
Já ao volante de um carro trago-o para Lukonmäki. A trás de mim o José e a Noelia vêm no outro carro. São nove da manhã e a última noite foi em claro! Há caminho traçado, mas a viagem ainda parece tão no horizonte... Porém quando nos nosso relógios marcava oito da noite já estávamos a caminho. Os porta-bagagens transbordavam de mochilas e muita comida comprada em Tampere porque tinhamos sido avisados que na Lapónia o preço desta era mais elevado.

Quinta-feira
Por volta das duas da manhã entrámos em Oulo. No centro fizemos mais uma paragem para a rutineira troca de condutores, e quase tentados a ainda pisar a discoteca Onella, optou-se por continuar viagem.
No relógio já marcava as sete de manhã quando entrámos em Rovaniemi. Este último troço foi cansativo, com muitos blocos de neve na estrada que se desprendiam dos camiões, e bastante gelo. Em Rovaniemi procurou-se um sítio algo aquecido (ou pelo menos não a descoberto... vá-se lá saber porquê!) onde se pudesse descansar um pouco.
Às dez horas já o Círculo Polar Àrtico tinha ficado para trás. As rectas a perderem de vista e as primeiras renas! Por não ter visto uma tabuleta já viemos a chegar à cottage de noite, ou seja umas quatro e tal da tarde.

Rovaniemi - Paragem a meio do dia (Jp, José, Patricia, Jorge, Noelia, Marc)









As primeras renas - Seguindo para Norte à procura da terra do nada









Sexta-feira

Depois de facilmente ultrapassado o facto de a cottage não ter electricidade nem água canalizada, e o aquecimento desta ser feito por nós acendendo uma lareira, conseguimos ter uma noite muito tranquila e quando no dia seguinte acordámos já se via toda a neve a brilhar. Nesse dia não fomos longe, só até à povoação mais próxima, Saariselkä. Aqui a nossa atenção foi captada para as motas de neve! Tínhamos de experimentar! Quando de volta à cottage depáro-me com um céu que parecia iluminado, algo estranho... Ao abrandar e ao apagar as luzes do carro, depáro-me com um espetáculo fabuloso. As auroras boreais estavam ali à nossa frente! Um cor verde varria o céu, ao início como uma linha, depois movimentando-se de uma forma agitada. Assim ficou ao longo de uma hora.

Lareira - A cottage









Arbusto enterrado pela neve - Olga e a paisagem envolvente










Jp - Alinhamento para seguir viagem









Auroras boreais (Northern Lights)


Sem comentários: