terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Lapónia -- parte II

00h24. Lukonmäki.

Sábado
Horas de luminosidade na Lapónia nesta altura do ano são poucas, então há que aproveitá-las! Queriamos chegar ao Oceano Polar Ártico ainda de dia, assim saímos às 5h da manhã... com uma óptima temperatura de -20º C! Não acreditava que o carro pegasse com esta temperatura, mas à hora marcada faziamo-nos à estrada. Após um pequeno incidente que felizmente não teve consequências, seguíamos viagem a um bom ritmo. Inarijärvi ficava para trás, e a próxima meta era a fronteira com a Noruega. Um fronteira simples, com um pequena vedação a delimitar. Mas a fronteira ali é mesmo o resto! Que diferença!!! Até este ponto da viagem contavam-se pelos dedos os carros com que nos tínhamos cruzado. Daqui até à povoação de Kirkenes encontrámos tanto trânsito, que até numa pequena fila tivemos de esperar! E a paisagem é completamente diferente. Mal passámos a fronteira alguns montes tivemos de atravessar, e uma estrada de montanha percorrer para chegar à povoação de Kirkenes. Bem perto do ponto mais a norte da Europa deparei-me com o oceano não gelado! Nada... nem Icebergues! Somente alguns barcos da pesca do bacalhau super ferrujentos. Fiquei mto triste com isso.
De volta à nossa cottage deliciámo-nos com uma refeição com carne de rena!

A carne de rena_ (antes de cozinhada) - O termómetro do carro às 08h19









O Inarijärvi (lago de Inari) - a vista para Norte a meio da viagem










A fronteira entre a Finlândia e a Noruega - O Oceano
Polar Ártico









Domingo
Saindo da cottage, agora desta vez rumando a Sul, a nossa primeira paragem foi na vila do pai Natal. Foi uma visita engraçada ao senhor velhote(...). Deu-nos os votos de um feliz Natal que agradecemos e depois de visitadas as muitas lojas em redor, cruzámos a pé a linha do Círculo Polar Ártico. Ultrapassado este já o sol sobe a linha do horizonte!
Até Tampere nada mais veio a acontecer para ficar registado. A viagem correu pacificamente, e após 43h35 minutos estávamos de volta a Tampere.

Pela manhã, um dos carros - A casa do pai Natal










Abaixo do Círculo Polar Ártico, mas bem juntinho a ele - As distâncias a algumas cidades













O sol! E a despedida à Lapónia - O computador de bordo no final da viagem




Sem comentários: